17:35

Do Rock Pesado às Baladas

Postado por Fainor |



Em 1997 começou uma nova era para o Titãs. Para comemorar 15 anos de carreira, eles resolveram participar do projeto Acústico MTV. O cd chegou ao impressionante número de 1 milhão e 700 mil cópias vendidas, deixando aparente um lado pouco conhecido do grupo, músicas desplugadas e menos agressivas.

Os discos seguintes dividiram os fãs. Essa vertente mais calma, deixou uma parte do público chateada. Porém, quem não gostava da banda antes, justamente por causa do peso, passou a acompanhar cada cd lançado.

No meio disso tudo, uma tragédia: em 2001, Marcelo Fromer, guitarrista da banda, foi atropelado por uma moto em São Paulo e morreu dois dias depois. Isso caiu como uma bomba dentro do Titãs. A banda chegou a cogitar o fim, porém, decidiram continuar.

Voltaram a gravar e o sucesso continuou a acompanhar o grupo, porém, uma pessoa não estava em sintonia com as alegrias e ambições futuras da banda. Em 2002, Nando Reis pediu para sair, alegando que as mortes do guitarrista Marcelo Fromer e também da cantora Cássia Eller, grande amiga do músico, ainda o abalavam muito. Além da veia mpbista que ele carregava consigo.



Ao se transformar em um quinteto, a banda decide seguir a linha pop rock, unindo um pouco os dois mundos experimentados pelos integrantes remanescentes. Depois de discos de inéditas e dois discos ao vivo, sendo um deles em parceria com o Paralamas do Sucesso, o baterista Charles Gavin decide sair da banda. Em fevereiro de 2010, ele alegou sofrer sintomas de pânico e depressão, além do grande desgaste de mais de 25 anos de turnês.

É inegável que os Titãs, graças a seus discos clássicos da segunda metade dos anos 1980, têm lugar de destaque na história da música popular brasileira da segunda metade do século XX, bem como continuam influenciando bandas contemporâneas.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe