O recifense Osvaldo Lenine Macedo Pimentel, conhecido apenas como Lenine, é cantor, compositor, produtor, diretor musical, arranjador e músico brasileiro. Será que não foi esquecido algum oficio? Ah, ele cria trilhas sonoras de filmes e novelas, idealizador de bloco carnavalesco em Recife. Bom, acho que a lista tá de bom tamanho para este artista que não descansa, sempre quer mais.
O gosto musical de Lenine vem da família, todos os domingos, os pais (um velho comunista e de uma católica praticante) ouviam música de todo tipo - canções napolitanas, música alemã, música folclórica russa, Glenn Miller, Tchaikovsky, Chopin, Gil Evans, Hermeto Pascoal e os tropicalistas. Além de Marx ser leitura obrigatória em casa.
Com toda essa bagagem cultural adquirida em casa e a falta de recursos (e espaço) para quem queria viver de música em Recife, no final dos anos 1970, Lenine rumou para o Rio de Janeiro.
Depois de tempos difíceis, as coisas começaram a mudar. Elba Ramalho foi a primeira artista de renome nacional a gravar uma música dele. Depois disso, vieram outros tantos Fernanda Abreu, O Rappa, Milton Nascimento, Maria Bethânia, Mestre Ambrósio, Ney Matogrosso, Zizi Possi, Xangai e muitos outros.
0 comentários:
Postar um comentário